Trabalho – Como saber se é hora de sair do emprego e buscar liberdade

Trabalhe com Satisfação e Dignidade

A palavra “trabalho” tem sua origem no vocábulo latino “tripallium” – denominação de uminstrumento de tortura formado por três (tri) paus (pallium). Desse modo, originalmente, “trabalhar” significa ser torturado no tripallium..

Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem “trabalhava”, naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”.(Fonte).

Mas ainda hoje, grande parte das pessoas vêem o trabalho como uma tortura, já que não “trabalham” no que realmente lhes inspiram, mas simplesmente pelo salário no fim do mês.

Se não houvesse a necessidade do dinheiro, não deixariam de trabalhar, mas começariam a fazer tarefas ligadas a suas vocações que lhes dão aqueles impagáveis brilhos nos olhos. 

Mundo atual

No mundo atual, com o advento da Internet muitas pessoas estão conseguindo deixar de “tripalliumarrr” para seguirem suas vocações e manter uma renda igual ou superior aos seus antigos trabalhos.

Também há várias pessoas que já fazem o que gostam, mas não tem liberdade, já que elas amam suas profissões, mas não amam ficar 10 horas ou mais dentro de um escritório fechado ou fábrica e só ser solto às 18 hs da tarde quando sinal bater.

mensagem-compatilhar-whatsapp-trabalhando-em-casa

Elas sentem-se presas e sem a liberdade de serem seres humanos dinâmicos, flexíveis e livres para executar suas tarefas no momento que sentem-se mais produtivas, obrigando-as assim a perderem tempo nobre em toda essa logística que é acordar, levantar, enfrentar trânsito, ônibus/metrôs cheios para sentarem em uma cadeira em frente a um computador exatamente igual ao que poderia fazer da sua própria casa, praia, de outro país.

Simplesmente pelo fato de seu “chefe” querer sua nobre presença física para fazer uma ou outra reuniãozinha que poderia ser facilmente feita por skype e/ou várias outrasferramentas de conferência on-line existentes no mercado.

Felizmente os tempos mudaram e com o exponencial avanço da Internet várias profissões podem ser executadas a distância apenas com o uso de um laptop ligado a internet.

Muitas empresas de vanguarda já estão percebendo que seus funcionários se tornaram muitos mais eficazes, dinâmicos, motivados e criativos trabalhando fora da caixinha, com horários flexíveis, o famoso HomeOffice (tradução literal: Escritório de casa).

Essas empresas perceberam claramente que essa atitude libertadora reduziu drasticamente os custos operacionais de manter um escritório físico com limpeza, água, luz, telefones, aluguel, computadores, cafezinho, etc.

Mas no Brasil esse avanço ainda é tímido por parte das empresas, graças a uma culturapaternalista e escravista do velho ditado que diz:

O olho do dono é que engorda o boi“.

No caso das empresas brasileiras, o boi é o funcionário e o engordar é não confiar no funcionário, onde o importante não é cumprir as metas, mas sim, ver o funcionário 8 horas na frente do computador mesmo que ele já tenha cumprido a meta do dia e está o resto do tempo fingindo estar trabalhando.

A empresa finge que tem trabalho para 8 horas por dia e o funcionário finge que trabalha 8 horas por dia.

E nesse FINGIMENTO INSTITUCIONAL todos saem perdendo, as empresas que estão sendo ultrapassadas por outras mais dinâmicas e flexíveis e tem funcionários muito mais motivados, produtivos, criativos e dinâmicos devido a isso.

ensagem-compatilhar-whatsapp-notebook

E perde os funcionários com a insatisfação generalizada que os prendem 11 horas no trabalho(9 hs “trabalhando”, 2 hs de translado), dormem 8 horas e sobra 5 horaspara: brincar com filhos, comprar comida, comer a comida, tomar banho, praticar esportes, brincar com os filhos, estudar, fazer sexo, viver a vida, etc, etc e etc + etc e mais um pouquinho de etc. 

E depois ninguém entende porque Rivotril é um dos remédios mais vendidos no Brasil e no mundo.

Muitas pessoas não querem mais esperar a boa vontade das empresas em mudar as visões QUADRADAS que elas tem sobre o trabalho e estão mudando por si mesmas a rota de suas vidas.

Muitas pessoas estão pedindo demissão e trabalhando com o que sentem felizes, em horários flexíveis e realmente gerando um sentido real em suas vidas.  

De uma maneira rápida podemos elencar algumas profissões que já são executadas fora do escritório por várias pessoas no mundo, a tendência é que esse fenômeno cresça mais e mais.

Que cresça mais e mais esse bolo com o fermento da coragem humana. Que assim seja!

– Escritor freelancer, para jornais, revistas, sites; (ex: se você é muito bom em redação, português ou línguas) – Revisor de textos;

– Escritor de ebooks sobre assuntos que você entende;

– Contadores, Advogados ;

– Professor de idiomas online; (ex: se você é muito bom em inglês ou outro idioma)

– Tradutor;

– 90% das Profissões de TI

– Vendedor de fotografias online em bancos de imagem; (ex: se o melhor que você sabe fazer é tirar fotos fantásticas)

– Consultor de diferentes áreas como marketing online, finanças, saúde, fitness, decoração, business e outras centenas de possibilidades;

– Vendedor de cursos online dos assuntos que você entende, sejam eles quais forem;

– Vendedor de loja online (ex: ir vendendo coisas que você compra em lugares bacanas durante a viagem!);

– Investidor de ações; (ex: se você já tem um bom dinheiro)

– Organizador de eventos/ Promoter;

– Agente de viagens/ Guia para estrangeiros;

– Assessor de imprensa digital para empresas e personalidades globais;

– Professora primária e de colegial para filhos de casais que viajam muito ou que não gostam do sistema educacional tradicional;

– Professor/ Consultor de jovens que estão prestando vestibular (ex: cobrar mensalidade e pacote de horas/aula via Skype);

– Terapeuta, Psicólogos online (faz sessões de terapia via Skype);

imagens-mensagem-compatilhar-whatsapp-ganhando-dinheiro-internet

– Suporte técnico à distância. (ex: Se o que você sabe fazer de melhor é arrumar computadores, tirar vírus e aumentar a perfomance de um hardware existem milhões de pessoas que pagariam tranquilamente alguns reais por mês para outra pessoa resolver isso por elas via VPN);

Se você se identificar com pelo menos 5 itens dessa lista abaixo, atenção: esse é um sinal muito grande de que você realmente precisa rever seu caminho profissional. O lado bom? Nunca é tarde para recomeçar. O melhor dia para fazer isso é hoje.  E então, o que vai começar a fazer hoje para se aproximar dos seus sonhos?

1. Você sente depressão domingo de noite e odeia as segundas-feiras?

2. Você tem a sensação que não está fazendo a diferença?

3. Você não está deixando nenhuma contribuição para o mundo?

4. Seu trabalho não faz o seu coração vibrar?

5. Você vive esperando o fim de semana?

6. Você tem ficado doente ?

7. Você troca toda hora de trabalho mas não consegue ficar em nenhum deles

8. Você se sente depressivo?

9. Você sente que deixou seus sonhos de lado?

10. Se o mundo acabasse hoje, você não estaria feliz e orgulhosa do que está fazendo no momento?

imagens-mensagem-compatilhar-whatsapp-computador-trabalho-em-casa

E como fazer essa transição do escritório para qualquer lugar?Por onde começar? Como manter minha renda? Como posso trabalhar pela internet? Como fazer essa transição? Como gerar internamente essa coragem e sair da zona de conforto? Como ter uma vida com mais sentido? 

Todas essas respostas você poderá levar algum tempo para descobrir e como colocá-las em prática. Mas as pessoas que saíram dessa roda acordar /trabalhar/ transito/voltar /comer/dormir e trabalham pela Internet de onde querem e com a liberdade são chamados Nômades Digitais.

Pesquise sobre o assunto e poderá encontrar uma maneira de gerar sua renda com as infinitas possibilidades da internet.