Mundos de diferentes graus de hierarquias entre os espíritos

Do primeiro (mais baixo) ao mais elevado mundo de existência de espíritos existe aquele que controla tudo que é o Criador participando diretamente na vida eterna dos espíritos, embora exista o livre arbítrio, mas dentro dos parâmetros estipulados por Deus.
Corpo espiritual.

O perispírito é o corpo espiritual que o espírito tem e se apresenta até certo nível no mundo espiritual, tendo cores e formas diferentes de acordo com sua última encarnação na terra ou de acordo com o seu desejo (pensamento) e principalmente a vontade de Deus.
Evolução espiritual.

O espírito não regride em sua evolução espiritual (podendo até estacionar), sendo assim a última encarnação é a mais importante na sua trajetória de evolução espiritual dentro dos parâmetros designados por Deus.

Conhecimento e o amor ao próximo.

Conhecimento: sensorial, intelectual, científico, intuitivo, teológico, filosófico é aquilo que se sabe de alguém ou algo e é visto como inteligente aquele que domina amplamente o campo escolhido. O amor ao próximo vem da essência que constitui o ser (alma) da pessoa que gradualmente se expande a cada renascimento na terra ou em outro lugar necessário.

Deus o médico das almas.

Deus não tem forma conhecida, mas pode ser comparado (para ser compreendido) ao médico que para cada doença receita o remédio necessário para cura. O mesmo acontece na terra onde há espíritos que se apresentam com a mesma forma (preto velho, médico, índio, enfermeira) da sua última encarnação na terra, ou seja, foi o tempo em alcançou o degrau mais alto em sua evolução espiritual e ainda por trás de tudo esta a vontade de Deus que a cada um é dado o remédio que precisa.
Todos na terra são doentes.

Existem inúmeros de seguimentos religiosos na terra e todos com o mesmo objetivo que é ajudar o próximo, mas com a diferença que existe de evolução espiritual nas pessoas, tem que haver um canal próprio para cada sintonia. O mesmo acontece quando o médico ao receitar o remédio, há remédios para a maioria das doenças, mas para cada doença um tipo de formula.
O amor ao próximo, parte do princípio de não julgar este ou aquele, mas de aceitar a diferença que existe nos espíritos de como se apresentam ou se comunicam.